Vem aí a emocionante jornada do Circuito TECON de Vela Oceânica 2024


O Rio Grande Yacht Club (RGYC), no ano em que comemora seu 90º aniversário, orgulha-se em promover o Circuito TECON de Vela Oceânica, integrando a maior regata de água doce das Américas e a única regata mar aberto do estado.

Percorrendo mais de 120 milhas náuticas, a Regata TRANSLAGOA ou Porto Alegre – Feitoria é considerada a maior regata de água doce das Américas. Enquanto que o trajeto Rio Grande – Pelotas agrega mais 25 milhas náuticas por percurso e, por fim, a Regata Mar Aberto completa o circuito com trajeto de mais 24 milhas náuticas.

Assim, em 2024 o Circuito TECON de Vela Oceânica terá um percurso completo de quase 200 milhas náuticas para os barcos que concluírem todas as regatas. Ao final serão mais de 370 quilômetros de velejo!

Com mais de 60 barcos inscritos, o Circuito TECON de Vela Oceânica 2024 já conta com competidores de 2 estados, 7 cidades, tendo 10 clubes de vela representados, disputando os troféus rotativos (Pilecão, Gustavo Fernandes Filho e Circuito TECON), 17 troféus para os campeões das regatas e 315 medalhas para todos os classificados.


Rio Grande, a Capital Nacional das Águas

Em 2023 Rio Grande foi declarada a Capital Nacional das Águas, vocação que o RGYC já exerce e divulga desde a sua origem sendo o clube de vela mais antigo do Rio Grande do Sul.

Com 287 anos, a cidade mais antiga do estado, está localizada na margem Sul da baía que conduz ao oceano as águas da Lagoa dos Patos e seus afluentes.

O município faz parte dos 20 locais que integram a região turística conhecida como Costa Doce Gaúcha, considerado o maior complexo lacustre do mundo. O território compreende uma grande extensão e apresenta paisagens banhadas pelas águas da Lagoa dos Patos, Rio Guaíba, Lagoa Mirim e Lagoa Mangueira, além de uma conexão com o mar aberto.

Responsável pela exportação de mais de 30% do que é produzido no estado gaúcho, Rio Grande possui, ainda, um importante papel pelas atividades econômicas sustentáveis relacionadas aos recursos hídricos.

Além das atividades econômicas, a água é palco também para a realização de diversos esportes náuticos que movimentam o município. O casamento das águas com o vento, ambos abundantes em Rio Grande, movimenta diferentes tipos de velas, proporcionando saúde e diversão para os rio-grandinos.

Circuito TECON de Vela Oceânica 2024

A edição 2024 do Circuito TECON de Vela Oceânica combina duas das regatas mais tradicionais do Rio Grande do Sul: a Regata Mar Aberto TECON – troféu Gustavo Fernandes Filho, única do estado realizada em mar aberto , e a Regata RG-PEL-RG, carinhosamente chamada de Regata Pilecão.

O Circuito acontecerá entre os dias 05/04/2024 a 14/04/2024 divido em 4 provas:

• a primeira regata de percurso longo (TRANSLAGOA) saindo de Porto Alegre com chegada em Pelotas no dia 05/04;

• A segunda regata de percurso médio com trajeto Rio Grande – Pelotas, também pela Lagoa dos Patos no dia 06/04;

• A terceira regata também de percurso médio fazendo o retorno de Pelotas para Rio Grande no dia 13/04;

• E a última regata sendo realizada em mar aberto com saída no canal da barra no dia 14/04.

Circuito TECON de Vela Oceânica é destinado a veleiros das Classes Orc Club, BRA RGS, Cruzeiro(A,B,C e D) DELTA 41, DELTA 36, DELTA 32, DELTA 26, NEO 38, NEO 25, ODAY 23 e Multicascos, e conta com o apoio do Clube Veleiros Do Sul, Clube dos Jangadeiros (Porto Alegre) e Veleiros Saldanha Da Gama (Pelotas) para sua realização.

Ao final das 4 provas acontecerá a premiação dos vencedores numa também tradicional festa de encerramento que promete ser histórica. Com mais de 60 veleiros inscritos no Circuito a expectativa é de mais de 350 pessoas celebrando a vela.

O Circuito TECON de Vela Oceânica é uma realização do Rio Grande Yacht Club em parceria com o TECON Rio Grande, Wilson, Sons, Equinautic, GG Microcervejaria GG Rio Grande, a cerveja oficial RGYC e Milene Sahagoff, Assessoria em Eventos.

compartilhe