Regata Clarimundo Boy Monteiro movimenta a raia do RGYC

No último domingo, dia 20, o cenário na Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, foi tomado por velas coloridas e embarcações elegantes, marcando a realização da Regata Clarimundo Boy Monteiro. Organizada pelo Rio Grande Yacht Club (RGYC), a competição reuniu velejadores e entusiastas das classes Oday 23, Orc e Cruzeiro para um dia emocionante de competições náuticas.

A largada foi dada às 14h na frente da Sede do Clube e reuniu seis veleiros da classe ORC, dois da Oday 23 e três da classe Cruzeiro. Com a redução do vento, ao longo da prova, a comissão de Regata optou por encurtar o percurso, antecipando a raia de chegada para boia 1, de forma que os velejadores pudessem completar a prova dentro do tempo previsto.

A classe Oday 23, caracterizada por suas embarcações ágeis e de tamanho médio, atraiu a atenção com suas manobras rápidas e precisas. Os velejadores demonstraram destreza e tática ao manobrar suas embarcações em meio às mudanças nas condições do vento, buscando a melhor posição para cruzar a linha de chegada.

Já a classe Orc (Offshore Racing Congress) trouxe uma competição acirrada, com embarcações de diferentes tamanhos e configurações. Os velejadores dessa classe se esforçaram para otimizar suas táticas, levando em consideração as características individuais de suas embarcações e as variáveis condições do vento e da maré.

A categoria Cruzeiro, por sua vez, proporcionou uma experiência mais relaxada e descontraída. Os participantes dessa classe puderam aproveitar o prazer da navegação, enquanto a competição acrescentava um elemento extra de diversão à jornada.

A Regata Clarimundo Boy Monteiro é uma realização do Rio Grande Yacht Club em parceria com Portos RS, Orion, Sagres, Abner Seguros, Ótica Estima, Grifo Marine, GG Microcervejaria GG Rio Grande, a cerveja oficial RGYC e Milene Sahagoff, Assessoria em Eventos.

Para acessar os registros da regata clique neste link.

Noite dos Caldos

No final do dia, enquanto o sol se punha sobre a Lagoa dos Patos, os vencedores de cada categoria foram celebrados e premiados por suas realizações.

A premiação da Regata Clarimundo Boy Monteiro aconteceu no início da Noite dos Caldos. Após a entrega de prêmios os velejadores aproveitaram a noite ao som nostálgico dos vinis do projeto Only Rock do Dj Daniel seguido um set especial do residente casa, Dj Anthony.

Para aquecer os velejadores ao final de uma longa regata, o Yacht Café proporcionou um deliciosa sequencia de caldos. O evento trouxe a combinação perfeita entre boa comida, companhia amigável e a beleza do clube à noite.

A Noite dos Caldos é uma realização do Rio Grande Yacht Club em parceria com Portos RS, Orion, Sagres, Abner Seguros, Ótica Estima, Grifo Marine, GG Microcervejaria GG Rio Grande, a cerveja oficial RGYC e Milene Sahagoff, Assessoria em Eventos.

Clarimundo Boy Monteiro

Clarimundo Monteiro, conhecido como Boy, foi marinheiro do Rio Grande Yacht Club. Uma pessoa extraordinária, com conhecimento de mar e de barcos como poucos e que recebia os visitantes com inusitada simpatia e boa vontade.

Funcionário do Sr Vivian Wigg quando garoto e possivelmente oriundo da região da Marítima era desde menino chamado de Boy, que virou Boi e depois Bororó. Apelidos carinhosos para uma pessoa que cuidava do Clube, dos nossos patrimônios e muitas vezes de nossa educação! Era costume que os pais deixassem seus filhos no clube sob a confiança desta pessoa tão especial.

Segundo conta o Comandante e ex-Comodoro do RGYC, Richard John Ruffier Grantham, Boy “foi também durante muitos anos o fiel escudeiro de meu Pai nas comissões de regata. Suas conversas e troca de ideias são memoráveis! Nada é mais justo o RGYC continuar homenageando-o cultuando sua memória! Viva para sempre Clarimundo Monteiro! Continue cuidando dessa nova gurizada que anda velejando por ai…”, relatou o velejador.

Seus bordões são ouvidos ate hoje, não só no RGYC, mas também fora dele. Sua estima o levou a ser convidado a visitar o clube Veleiros do Sul na capital do estado, em 1991, em reconhecimento a sua atenção e fidalguia com que recebia os velejadores de Porto Alegre, oportunidade em que também foi homenageado pelo clube, segundo conta Jorge Vidal.

compartilhe