Competição em alto mar: Regata Mar Aberto TECON 2023 desafia velejadores em emocionante corrida oceânica

Era uma clássica manhã cinza de outono cassineiro até as velas e balões dos 21 veleiros que competiram a Regata Mar Aberto TECON 2023 despontarem nas raízes dos molhes da barra e mudarem o cenário da maior praia do mundo. A partir das 11h do último sábado, 15, até o meio da tarde a comunidade rio-grandina pode acompanhar a emocionante edição 2023 da Regata Mar Aberto TECON promovida pelo Rio Grande Yacht Club.

Se na noite de sexta-feira os velejadores aguardavam ansiosos quais seriam as condições de navegação no dia seguinte, a manhã de sábado não trouxe o sol, mas um incrível dia para regata. Com ventos de 10 nós dos quadrantes sul sudeste, corrente de 0,5 a 1 nós de vazante no canal da barra e águas claras, os veleiros bordejaram até a ponta dos molhes sob os olhares atentos dos leões marinhos, os guardiões de uma das maiores obras de Engenharia Oceânica do mundo, os molhes da Barra.

Ao adentrar o mar aberto, os velejadores enfrentaram ondas de 2 ,5 a 3 m, que tornaram a regata muito mais emocionante! Cruzaram as temidas 3 marias que mostravam sua força logo no começo do trajeto e navegaram na companhia dos botos até o coração do Balneário, em frente a Iemanjá.

Com menos de 3 horas de prova o primeiro barco, vencedor do Troféu Gustavo Fernandes, cruzou a linha de chegada: o veleiro de 77 pés, Congere, seguido por uma distância de poucos metros pelo veleiro Zero, garantindo emoção tanto aos velejadores quanto ao público até a linha de chegada.

21 barcos e mais de 120 tripulantes de todo estado participaram da Regata Mar Aberto TECON, representando os clubes: Veleiros do Sul (POA), Jangadeiros (POA), Iate Clube Guaíba (POA), Iate Clube Pelotas (PEL) e RGYC (RG).

A Regata Mar Aberto TECON é uma realização do Rio Grande Yacht Club em parceria com o TECON Rio Grande, Wilson, Sons, Equinautic, GG Microcervejaria GG Rio Grande, a cerveja oficial RGYC, Buffon, Rodrigo Almeida, Ortopedia e Traumatologia, Tranships Brasil e Milene Sahagoff, Assessoria em Eventos.

Dentre os parceiros, Daiana Valin, representando o TECON Rio Grande e Wilson, Sons, ressaltou a importância da parceria com o clube para realização da regata uma vez que tanto o evento quanto o TECON e a Wilson, Sons fazem parte da própria história da navegação de Rio Grande.

Já o velejador e patrocinador Mário Lima, proprietário da Equinautic, reafirmou a parceria da marca com clube, destacando a empolgação e animação pelo esporte aqui no sul do estado, principalmente no RGYC, “parece que a gente tá sempre cruzando o Atlântico quando se encontra aqui”, afirmou o velejador.

Para realização da Regata Mar Aberto TECON o RGYC também contou com o importante apoio da Polícia Federal, Praticagem da Barra, ABL Marines e Marinha do Brasil.

Congere, o vencedor do Troféu Gustavo Fernandes

A Regata Mar Aberto TECON 2023 presta homenagem a uma importante personalidade da vela do município, Gustavo José Fernandes Filho, através do Troféu Gustavo Fernandes, premiação para o barco Fita Azul da Regata.

Gustavo José Fernandes Filho foi um dos idealizadores da Regata Mar Aberto, junto com um grupo de amigos da época, participando de todas as edições independente das condições climáticas.

O troféu tem por objetivo permanecer sempre na secretaria do clube e Congere, o barco Fita Azul da Regata Mar Aberto TECON 2023 receberá uma plaqueta de identificação no troféu para registro.

O barco representado em bronze no troféu é um modelo Guanabara, também uma homenagem a Gustavo José Fernandes Filho, sendo uma cópia fiel do barco construído pelo velejador, batizado com o nome de sua esposa “SELMA”. Atualmente o veleiro Guanabara está exposto no Museu Náutico da Furg no Porto Velho em Rio Grande.

Um dos momentos mais comoventes da noite foi a entrega simbólica do Troféu Gustavo Fernandes ao capitão do Congere, Sr. Sergio Neumann, pelas mãos de Selma, ou, como carinhosamente é conhecida no RGYC, tia Selminha.

Por coincidência ou não, a história do vencedor do Troféu Gustavo Fernandes, também faz parte da história das embarcações e naufrágios de Rio Grande. Congere era um barco de regata de bandeira norte-americana que em 5 de fevereiro de 1990, encalhou na costa gaúcha, a 30 km da praia do Hermenegildo, próximo a fronteira com o Uruguai, devido a um erro de navegação durante a Regata Buenos Aires-Rio.

O barco de propriedade do iatista norte-americano Bevin Koeppel, do Yacht Club de New York, terminou por ser abandonado na praia por seus 25 tripulantes. Segundo relato dos náufragos, o Congere navegava a 250 milhas ao sul da cidade de Rio Grande, quando bateu em um banco de areia fazendo com que o mastro se quebrasse.

Quando chegou próximo à praia um tripulante levou a nado um cabo pelo qual os demais desembarcaram. Mas depois de seis horas batendo na arrebentação, o barco perdeu sua quilha e o casco foi dar a praia. Embora o local fosse deserto e de difícil acesso, o Congere foi saqueado e pouca coisa restou do seu interior e das peças do convés. Levaram o motor, velas e equipamentos.

Ele ficou abandonado por dois anos até ser levado por terra a Rio Grande e comprado da seguradora por um grupo de velejadores gaúchos que nacionalizaram a embarcação. Posteriormente ficou de um só proprietário, Sergio Neumann, que começou a reforma do barco no Veleiros do Sul em 2001. O Congere foi desenhado por German Frers e seu casco é de alumínio, fabricado em 1987 em Long Island, Estados Unidos.

(Fonte: Ricardo Pedebos – Assessoria de imprensa do Veleiros do Sul)

Sunset, a festa de premiação

Após todos barcos retornarem em segurança para o RGYC, os velejadores puderam comemorar a prova na primeira edição 2023 da Sunset, com chopp GG liberado e um delicioso e variado cardápio de petiscos. Evento organizado primorosamente por Milene Sahagoff, a cerimonialista oficial do RGYC.

Os Djs Anthony e Laura Bastos, junto da banda Gabardines, garantiram boa música por toda noite, animando os velejadores e convidados. E nem a leve garoa que teimou em comparecer por breves momentos conseguiu assustar os participantes que esgotaram os ingressos e aproveitaram uma noite perfeita de boa música, boa comida e as melhores companhias!

Resultados Regata Mar Aberto 2023

TROFEU GUSTAVO FERNADES FITA AZUL

CONGERE Sérgio Neumann

CLASSE ORC club

1º) JUST IV  NEO 25 Fabian Saavedra

2º) EASY RIDER DY32 Matheus Resmini

3º) STERNA MM32  Henrrique Ilha

4º)CALLINECTES  DY21 Felipe Dumont

5º)MANDINGA  NEO 25 Leonardo Magalhães

CRUZEIRO A

1º) CONGERE  Sérgio Neumann

2º) ZERO Pedro Chiesa

3º) ESPERANÇA Márcio Lima

CRUZEIRO B

1º ) SURFER 3 Otávio Fonseca

2º ) DON RAFA Paulo Garcia

3º) GAIVOTA Márcio Coutinho

CRUZEIRO C

1º) JUST III Pedro Laranjeiras

2º) MALACARA Mauricio Teixeira

3º) Carbahall Pablo Beck

CRUZEIRO D

1º) HAPPY DAY Marco Aurélio

2º) TEXAS Oberdan Dias

3º AMISTAD I Ricardo Ávila

CLÁSSICOS

1º) D’Jali III Guto Vieira da Fonseca

# RegataMarAbertoTECON2023 #sunset #rgyc88anosdehistoria #yachtclubrg #rgyc

compartilhe