“Sou marinheiro e outra coisa não quero ser” Almirante Tamandaré
No último domingo, 09 de março de 2025, o Rio Grande Yacht Club (RYC) deu início à sua aguardada Temporada de Regatas 2025, com a realização da Regata de Veleiros Oceano. O evento marcou a abertura oficial da temporada de competições e reuniu velejadores e entusiastas do esporte.
A regata teve início às 14h e se estendeu até as 16h, com um percurso tranquilo favorecido pelo vento de quadrante Sul acima de 18 nós e rajadas fortes de até 22 nós, que proporcionou boas condições de velejo. Participaram da Regata os valeiros: Aconchego, Alquimia, Callinects, Malacara, Texas e Sterna.
A Regata de Monotipos, que estava programada para o dia 8 de março, teve que ser adiada devido à previsão de temporal para o final do dia. Agora, os velejadores terão uma nova chance de competir no próximo sábado, 15 de março. A decisão de adiar a regata visou garantir a segurança dos participantes, sempre uma prioridade para o clube em suas competições.

Cerimônia de Inauguração do Busto do Almirante Tamandaré
A celebração do dia 09 de março, no entanto, não se limitou às águas. Às 18h, o RGYC realizou a Cerimônia de Inauguração do busto do Almirante Tamandaré, um tributo ao herói da Marinha Brasileira. A cerimônia contou com a presença das autoridades: Comandante do 5° Distrito Naval, Vice-Almirante, Augusto José da Silva Fonseca Júnior; Chefe do Estado Maior do Comando do 5° Distrito Naval, Capitão de Mar e Guerra, Guilherme Conti Padão; Chefe de Operações do Comando do 5° Distrito Naval, Capitão de Mar e Guerra, Luciano de Assis Luiz; Capitão dos Portos do RS, Capitão de Mar e Guerra, Gutemberg da Silva Ferreira; Comandante da Estação Naval do Rio Grande, Capitão de Fragata, Leandro Ferreira Nunes; Diretor do Conselho Deliberativo de RGYC, Maurício Teixeira dos Santos; Comodoro do Rio Grande Yacht Club, Luiz Carlos Fossati; Diretor do Complexo de Museus da Furg, Lauro Barcelos e Presidente da Soamar Rio Grande, Marcelo da Silva Telles; além de membros do clube e convidados especiais.
Na ocasião o Comandante do 5° Distrito Naval, Vice-Almirante, Augusto José da Silva Fonseca Júnior, destacou o papel do clube na cultura marítima rio-grandina: “O RGYC é um importante propagador da mentalidade marítima na nossa região e tem contribuído de sobremaneira para que as tradições do mar permaneçam vivas em nossa comunidade, fator indelével para que possamos ter o apoio da sociedade na construção de uma Marinha cada vez mais forte e mais eficiente”.
Já o Comodoro do Rio Grande Yacht Club, Luiz Carlos Fossati afirmou que o RGYC, com sua rica tradição em navegação e incentivo aos valores marítimos, sente-se privilegiado por perpetuar a memória desse grande herói nacional.
Segundo o Comodoro, a inciativa da Marinha reforça a “solida relação entre o RGYC e a Marinha do Brasil numa parceria que refirma nosso compromisso com a preservação dos valores navais e do fortalecimento da cultura marítima, juntos podemos promover e valorizar ainda mais a tradição naval que tanto nos orgulha”.
Fossati encerrou sua fala reafirmando que “esse busto doado pela marinha do brasil agora ocupa um lugar de destaque em nossa sede simbolizando a continuidade desse legado de bravura, disciplina e amor pelo mar. Que esta homenagem sirva de inspiração para todos nós, especialmente para os jovens para que conheçam e respeitem a nossa história naval, cultivem o espírito marinheiro e compreendam a importância do mar para o desenvolvimento do Brasil”.
Assim, o RGYC segue consolidando-se como um dos principais centros náuticos do país, proporcionando uma temporada 2025 repleta de desafios, conquistas e momentos inesquecíveis.
A Regata Abertura de Temporada 2025 é uma realização do RGYC com o apoio dos parceiros e patrocinadores: Praticagem da Barra, Grifo Marine, Tranships Brasil, Microcervejaria GG Rio Grande, a cerveja oficial RGYC, e Milene Sahagoff, Assessoria em Eventos.